Salada Verde

Carta em defesa das florestas e da democracia brasileiras é apresentada em congresso internacional 3d626h

A Reunião Anual da FLARE, uma rede que estuda florestas e bem-estar humano, ocorreu em Roma, na Itália, e reuniu pesquisadores de renome mundial

Carolina Lisboa ·
26 de outubro de 2022 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Uma carta que demonstra a preocupação internacional com os rumos da democracia no Brasil e seus impactos sobre as agendas ambientais foi apresentada durante o 8ª Reunião Anual da FLARE em Roma, na Itália, entre 7 e 10 de outubro, e foi endossada por participantes do evento. O documento expõe o posicionamento dos cientistas diante da polarização brasileira e da iminência das eleições presidenciais.

A FLARE é uma rede de pesquisadores que estudam florestas e bem-estar humano. No evento, que contou com cerca de 200 participantes, compareceu Felipe Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que leu a Carta em plenária e foi aplaudido. “A comunidade acadêmica internacional reconhece que o Brasil é soberano em suas escolhas democráticas, mas enxerga duas claras e opostas propostas ambientais para o país”, esclareceu Melo. 

O pesquisador acredita que há uma sensação inequívoca na comunidade científica de que as agendas da ultradireita antidemocráticas são maléficas para o meio ambiente. “Elas comungam de um nacionalismo que vê as agendas ambientais como planos conspiratórios antinacionalistas. Retrocessos ambientais são registrados em todos os países governados pela extrema-direita autocrática, que costuma negar a importância da ciência para uma tomada de decisões embasada em evidência e veem os problemas ambientais de maneira isolada e pouco efetiva”. 

Sobre o documento, Melo esclarece que ele chama ao posicionamento de cientistas para uma aliança democrática, onde a possibilidade de diálogo e construção da agenda ambiental nacional e global possa ser retomada sem conspiracionismo e negacionismo científico. “É raro, mas cientistas também se posicionam com veemência e essa carta é um sinal desse compromisso com a democracia e a ciência”.

Leia a carta na íntegra, traduzida para o português: 334457

“Entendemos que o Brasil enfrenta enormes ameaças em relação às questões ambientais. O recente aumento de incêndios florestais e taxas de desmatamento, a morte de ambientalistas e o desmantelamento documentado de instituições ambientais representam ameaças importantes para um dos países com maior diversidade cultural e biológica do mundo. Nós, como participantes do Encontro da Rede FLARE 2022 em Roma, Itália, apoiamos o povo brasileiro em sua luta legítima por seu patrimônio biocultural. Somos membros de uma comunidade internacional independente de cientistas, gestores e profissionais dedicados a compreender as relações florestais e de subsistência humana. Celebramos a democracia brasileira como uma das maiores do mundo e estamos confiantes de que a sociedade brasileira quer defender suas florestas e seus povos. Também reconhecemos claramente dois grandes projetos políticos opostos para a área ambiental no Brasil. Um é representado pelo atual governo nacional que acumulou um histórico vergonhoso de negação da ciência e desmantelamento da proteção ambiental. Por outro lado, há uma ampla aliança democrática que inclui vários ex-ministros do meio ambiente e conta com o apoio da maioria dos setores acadêmico, social e ambiental. Nós, participantes da conferência, apoiamos esta ampla aliança democrática. Manifestamos esperança de que os resultados das próximas eleições sejam respeitados e o Brasil recupere sua posição de liderança no cenário ambiental internacional”.

  • Carolina Lisboa 6b31r

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também 1b437

Salada Verde
21 de outubro de 2022

Bolsonaro contamina política externa com maquiagem ambiental usada nas eleições 132j5f

Segundo documento, o presidente teria enviado informações falsas sobre o Fundo Amazônia à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE

Notícias
18 de outubro de 2022

Artigo da ‘Nature’ aborda danos à ciência e ao meio ambiente na gestão Bolsonaro 1v6x1o

Descaso é apontado pela publicação na mesma semana em que o Congresso aprova corte de R$655 milhões para pesquisa científica no país, em pleno período eleitoral

Salada Verde
17 de outubro de 2022

Mesmo considerando apenas o primeiro mandato de Lula, Bolsonaro desmatou mais p1f5e

Enquanto o petista terminou o 1º mandato, em 2007, com 11.651 km2, e redução de mais de 60% no desmatamento, até o momento, o governo Bolsonaro aumentou em 73% a devastação, com mais de 13.235 km² derrubados em 2021

Mais de ((o))eco 386al

política ambiental 5n5325

Notícias

Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil 9106o

Análises

O PL da Devastação e a falsa promessa do progresso o1s2e

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 3k1x1u

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

eleições 2022 58og

Podcast

Entrando no Clima #27: Fake news climática e voto dissonante com a realidade 1f5q29

Reportagens

Maioria dos deputados mais antiambientais da Câmara se reelegeram 1m173w

Salada Verde

Três ex-ministros do meio ambiente e um defensor de hidrelétricas na transição de Lula 523ln

Reportagens

Lula anuncia ao mundo Ministério dos Povos Originários em discurso no Egito 23593l

conservação 4u55e

Análises

O PL da Devastação e a falsa promessa do progresso o1s2e

Notícias

Estudo aponta multiplicação preocupante do peixe-leão no litoral brasileiro 2y2a21

Notícias

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 2p2j4c

Colunas

No jogo das apostas, quais influenciadores apostarão na Amazônia? 22263e

Capa 2w1x46

Fotografia

A Catedral de Mármore 1l2c1o

Fotografia

Um monte entre as nuvens g2g73

Fotografia

Uma praia sem mar 476f1t

Fotografia

Preikestolen, o Púlpito de Pedra 516z5t

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.