Colunas

Jararaca urbana 293v2k

Picada de cobra mostra que a natureza insiste em existir mesmo em espaços completamente ocupados pelo homem. Topar com ela pode ser apavorante.

30 de março de 2006 · 19 anos atrás
  • Silvia Pilz 5iap

Nós, urbanóides, temos instinto aguçado para nos defender de eventuais ataques de bichos-homens. Mas quando a natureza sai das telas do Discovery Channel e se manifesta na nossa frente, reclamando de volta espaço que um dia lhe roubamos, ficamos estarrecidos, abobalhados, sem saber exatamente o que fazer. Picada de cobra, por exemplo, não faz parte das preocupações diárias de quem vive num grande centro urbano.

Uma amiga minha, Luciana, moradora do Itanhangá, no Rio de Janeiro, chegou em casa por volta das 18 horas, abriu o portão, deu dois os e levou uma picada de cobra. Se tivesse sido assaltada ou vítima de um seqüestro relâmpago, sofreria, mas não seria pega de surpresa. Agora, picada de cobra? Depois do susto, Luciana gritou, chamou vizinho, segurança, caseiro, enfim, teve uma crise de pânico – mais que compreensível – quando constatou que realmente havia sido vítima de uma picada de cobra.

A espécie da cobra era desconhecida, não se sabia se era ou não venenosa. Pouco importa. Era uma cobra. Uma serpente em plena na cidade do Rio de Janeiro. Em pouco tempo, cerca de 10 minutos, seu marido chegou em casa e correu com ela para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ele sabia que os tais soros antiofídicos só são encontrados em hospitais da rede pública. Enquanto ele acalmava a esposa e driblava o trânsito, um dos seguranças do condomínio entrou na casa, achou e matou a cobra. Era uma jararaca. Por sorte, o segurança achou a bicha soube identificá-la, coisa que eu, por exemplo, jamais saberia fazer. Por sorte, o hospital tinha o especifico soro antiofídico. E, ainda por sorte, Luciana foi prontamente atendida e sobreviveu.

Apesar de viver num paraíso privado, numa casa que nem parece fazer parte da cidade do Rio de Janeiro, Luciana, a vítima, não foi criada no meio do mato e não sabe identificar cobras, escorpiões ou lacraias. Eu, só fui saber que jararacas resolvem dar as caras no verão depois de conversar com meu pai, que por ter nascido no interior e convivido com meu avô, que foi caçador de cobras, sabe um pouquinho mais que eu.

Em busca do soro

Como sou neurótica, saí do hospital pronta para descobrir como poderia contrabandear soros antiofídicos de todas as possíveis espécies de cobras encontradas no país. Enfim, quando soube que o Ministério da Saúde era o único órgão responsável pela compra e distribuição de todos os soros disponíveis nos hospitais públicos do país, me senti impotente, assim como me sinto quando imagino que posso ser surpreendida, também dentro de casa, por um sujeito com uma arma de fogo em punho. E ainda teve gente afirmando que o segurança — o herói da história — não precisava ter matado a cobra. Bom, na hora, ele deve ter pensado em tudo, menos na sobrevivência daquele inocente exemplar da espécie.

O veneno da jararaca é tão forte que 70 mg são suficientes para matar um homem de cerca de 60 kg. “É vital que o soro seja aplicado o mais rápido possível, pois, do contrário, mesmo que a vítima não morra, o efeito do veneno causa necrose na região do ferimento levando, muitas vezes, à amputação da parte atingida, geralmente as pernas”, afirma Walter Villas, médico e ex-diretor do Hospital Geral de Bonsucesso.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, somente quatro hospitais podem salvar a vida das vítimas de picadas de cobras peçonhentas no Rio de Janeiro: Hospital Lourenço Jorge, na Barra; Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz; Hospital Universitário do Fundão, na Ilha do Governador; e Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, no Caju.

No site da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, as dicas encontradas em caso de picadas de cobras são as seguintes:

Não perca tempo em procurar ajuda, pois o tratamento deve ser feito em até 30 minutos. Após a picada; deite e acalme a vítima, ela não deve locomover-se com os próprios meios. Lave o local da picada apenas com água ou com água e sabão. Aplique gelo no local da picada. Transporte (em maca) a vítima até o posto médico mais próximo, para aplicação do soro. E, leve a cobra (viva ou morta) para identificação. Só faltou o “Depois, dê três pulinhos e reze um pai nosso”.

Leia também 1b437

English
27 de maio de 2025

Two Brazilian monkeys among the world’s most endangered 6b6346

The newly published list of the 25 most endangered primates in the world raises alarms about the critically threatened status of the Pied Tamarin and the Caatinga Titi Monkey from Brazil

Notícias
27 de maio de 2025

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 3k1x1u

Ministra do Meio Ambiente Marina Silva deixa sessão da Comissão de Infraestrutura após discussão ríspida com parlamentares

Reportagens
27 de maio de 2025

Ajustes em trilha podem melhorar sua função de corredor ecológico no Cerrado 4k6c5j

Desenho estratégico de 'rodovias verdes' colabora ainda mais para conservar espécies animais e de plantas, mostra estudo

Mais de ((o))eco 386al

desmatamento 5h2z4x

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 3k1x1u

Notícias

Brasil tem 34 espécies de primatas ameaçadas de extinção d7343

Notícias

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 2p2j4c

Colunas

No jogo das apostas, quais influenciadores apostarão na Amazônia? 22263e

Ar Livre 503524

Notícias

O feitiço de Marrocos 6b6qw

Notícias

Morte em Yosemite 255f6x

Notícias

Calçado ideal q325u

Notícias

Cicloturismo 2u6z3

biodiversidade 1l5w1a

Notícias

Estudo aponta multiplicação preocupante do peixe-leão no litoral brasileiro 2y2a21

Colunas

Cientistas negras viram a Maré: protagonismo e resistência na ecologia, evolução e ciências marinhas 6m1s35

Salada Verde

Brasil está entre os dez países líderes em projetos com créditos de biodiversidade 5a4z28

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 4675f

frases 6y4a65

Notícias

Frases do Meio Ambiente – Joaquin Phoenix, ator 125w5k

Notícias

Frases do Meio Ambiente – Marina Silva, política (06/11/2020) 121d2a

Notícias

11 Frases do Meio Ambiente sobre Animais 4w2t

Notícias

Frases do Meio Ambiente – David Attenborough, naturalista (01/10/2020) 3ie4n

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.