Dicionário Ambiental

O que é um Refúgio de Vida Silvestre 1m6a5w

Conheça a unidade de conservação voltada a proteção de ambientes que abrigam condições de vida e migração de espécies da flora e fauna.

11 de junho de 2015 · 10 anos atrás

O Refúgio de Vida Silvetre (REVIS) é uma unidade de conservação que tem por objetivo a proteção de ambientes naturais para garantir as condições de existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora da localidade e da fauna residente ou migratória. Ele é instituído por um ato do poder público (federal, estadual ou municipal) mediante prévios estudos ambientais e consultas públicas.

Como acontece nos monumentos naturais, o REVIS pode ser ser constituído por áreas particulares, seguindo as mesmas exigências legais: compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários. Se não houver essa sintonia ou o proprietário negar as condições propostas pelo órgão responsável pela istração do REVIS, a área deve ser desapropriada de acordo com o que dispõe a lei (ou seja, com a devida indenização ao antigo proprietário).

A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão ambiental responsável, e ao regulamento. A pesquisa científica depende de autorização prévia e, assim como a vistação, está sujeita às restrições da unidade.

A categoria de refúgio da vida silvestre foi criada pelo artigo 13 da Lei do SNUC (Lei 9.985/2000). A sua istração fica a cargo do órgão ambiental ligado à esfera do poder público que a criou. REVIS federais são istrados pelo ICMBio, enquanto que nas esferas estadual e municipal, a istração fica a cargo dos respectivos órgãos ambientais.

De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), até junho de 2015, existem 32 refúgios de vida silvestre no país: 7 na esfera federal, 25 na esfera estadual e 1 na municipal. Exemplos de REVIS são: Refúgio de Vida Silvestre da Ventania, Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco e Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros.

Leia também 1b437

Dicionário Ambiental
7 de maio de 2015

O que é uma Estação Ecológica 2o6d1f

Saiba mais sobre a categoria de UC de proteção integral voltada para a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

Dicionário Ambiental
18 de maio de 2015

O que é uma Reserva Biológica q396e

Outra das UC de proteção integral, a reserva biológica objetiva a preservação do ambiente e seres vivos sem interferência humana.

Dicionário Ambiental
25 de maio de 2015

O que é um Monumento Natural 1v1u59

Conheça a unidade de conservação destinada a preservar sítios naturais raros e de grande beleza, como cachoeiras, grutas e rochas.

Mais de ((o))eco 386al

dicionário ambiental 5q5an

Dicionário Ambiental

O que é NDC? 6l6r3c

Dicionário Ambiental

O que é mitigação climática? 4z7360

Dicionário Ambiental

O que é o Acordo de Paris? 2vj5d

Notícias

COP 26 – Entenda os principais termos da Conferência do Clima da ONU 224vb

unidades de conservação 4x4ed

Colunas

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 6y4jn

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 38r1b

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 5o2g6f

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 91ys

cidades 612752

Notícias

Jardim de Alah, no Rio, terá manifestação neste sábado contra corte de árvores 3g1g1g

Reportagens

Crise global, soluções locais 504a6z

Reportagens

A urgência da adaptação climática 1m2t16

Reportagens

(in)justiça ambiental, para além de um conceito  572n6r

mudanças climáticas 4jg2j

Podcast

Entrando no Clima #47 – COPs precisam abrir espaço para falar de justiça climática 121l25

Colunas

No jogo das apostas, quais influenciadores apostarão na Amazônia? 22263e

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

Análises

Que semana, hein? 6s4y4a

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 3 5w2h3b

  1. suelen daiana diz:

  2. André Costa Nunes diz:

    Qual a área da zona de amortecimento de uma unidade de proteção integral, REVIS, que ainda não possua plano de manejo e em que lei ou norma se baseia?
    Obrigado,
    André Costa Nunes


    1. Luiz Sergio Pereira Sarahyba diz:

      Olá Andrea , saudações. Verificando o perímetro da UC que será definida, o primeiro o será a definição do seu uso, a definição de suas áreas de uso extensivo ( ou não ), de uso intensivo ( ou não), áreas de uso temporário, zonas primitivas, zonas intangíveis, por exemplo. Esses indicadores vão nos ajudar o desenvolvimento parcial do Zoneamento da UC que será a base fundamental para a verificação de suas áreas de entorno. Dessa forma poderemos inferir definições apropriadas para a sugestão da Zona de Amortecimento. Sugestão apenas. Abraço