Análises

Acordo contra garimpo ilegal na fronteira da Guiana segue no papel 5v4917

Desde 2008, Brasil e França am acordo para reduzir o problema na região e, por tabela, conter violência e contaminação por mercúrio.

Aldem Bourscheit ·
9 de dezembro de 2015 · 9 anos atrás

Em países vizinhos de colonização espanhola, a população costuma afirmar que Del dicho al hecho hay un largo trecho, algo como “Do dito ao feito há um longo caminho”, sempre quando a política oficial empurra ações para o futuro com a barriga da inoperância.

Pois, caminha para mais um aniversário o acordo que os então presidentes Lula e Sarkozy firmaram em 23 de dezembro de 2008 para que Brasil e França arregacem as mangas e ajam juntos contra os estragos sociais e ambientais do garimpo ilegal de ouro em larga faixa de fronteira entre o Amapá e a Guiana sa.

Estimativas do Governo Francês corroboradas por organizações não governamentais dão conta de pelo menos 20 mil brasileiros garimpando dentro e fora de áreas protegidas no país vizinho. Em meio à Floresta Tropical, a atividade clandestina é protagonizada por pessoas essencialmente pobres, trabalhando sob condições degradantes e alijadas de alternativas de emprego e renda. A prática é fonte de contaminação e de violência.

O mercúrio é usado em garimpos clandestinos ou de pequena escala para separar o ouro de outras substâncias. Indígenas e habitantes de pequenas comunidades amazônicas padecem por consumirem peixes e água contaminados pelo metal, em níveis bem acima dos aceitos pela Organização Mundial da Saúde. Até 15 milhões de pessoas podem estar com a saúde comprometida pelo mercúrio na América do Sul, na África e na Ásia.

Nos últimos anos, operações policiais e militares contra a prática levaram mortes e agressões a ambos os lados da fronteira. Em 2010, na Guiana sa, foram presos 1500 estrangeiros. Dois militares ses foram mortos em junho de 2012 e, em abril do mesmo ano, uma centena de garimpeiros brasileiros foi detida no país vizinho. Já em junho de 2014, um barqueiro brasileiro foi morto por um policial francês ao transportar alimentos e material de trabalho para garimpos ilegais.

Parlamentares e organizações não governamentais europeias têm alertado publicamente para a possível escalada dos problemas frente à inação governamental.

O aperto de mãos Brasil-França esteve no congelador até o fim de 2013, quando a agem do presidente François Holande por Brasília levou à aprovação do acordo pelo Congresso Nacional e, poucos meses depois, a sua ratificação pelo Brasil. Todavia, até agora não há movimentos práticos para tirar o tratado do papel e, se espera, transformá-lo em fonte de alternativas pacíficas e sustentáveis ao garimpo ilegal.

As ações que brotarem do diálogo binacional podem levar soluções a outros polos de garimpo ilegal em países vizinhos e no Brasil. São estimados 450 mil garimpeiros em atividade no país, especialmente na Amazônia.

O Brasil não produz mercúrio, mas a entrada da substância no país para atividades ilegais ainda não despertou a curiosidade da Polícia Federal. Deveria. Afinal, banir os usos clandestinos e reduzir gradativamente os usos autorizados do metal nos próximos 5 anos é um dos deveres de casa do Brasil como signatário da Convenção de Minamata das Nações Unidas.

Leia Também
Guiana sa sofre com mineração ilegal de ouro
Ouro: mineração de pequeno porte e mercúrio ameaçam a GuianaCâmara aprova acordo com a França para combater garimpo ilegal
O insustentável peso das embalagens vazias

 

 

 

  • Aldem Bourscheit 3f4l4o

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também 1b437

Análises
19 de novembro de 2015

O insustentável peso das embalagens vazias 42f5a

Proposta prevê que Estados e Distrito Federal fixem valores de multas para quem for pego errando a boca das lixeiras.

Notícias
18 de dezembro de 2013

Câmara aprova acordo com a França para combater garimpo ilegal 456k3h

Plenário concordou com proposta que combaterá a mineração irregular em uma faixa de 150 km entre a fronteira de Brasil e Guiana sa.

Reportagens
28 de fevereiro de 2013

Ouro: mineração de pequeno porte e mercúrio ameaçam a Guiana 5b5f1c

Um número entre 15 e 20 mil mineiros respondem por toda a produção de ouro no país, usando métodos que intoxicam a fauna e as pessoas.

Mais de ((o))eco 386al

garimpo ilegal 5c3wx

Salada Verde

Garimpo já ocupa quase 14 mil hectares em Unidades de Conservação na Amazônia 4j2j3u

Notícias

Garimpeiros protestam contra operação da PF em Humaitá 6g5j4h

Notícias

Todos os Yanomami pesquisados pela Fiocruz estão contaminados por mercúrio 3a54l

Salada Verde

Plenário do STF vai julgar ação que contesta tamanho de garimpos individuais no Pará 6y4a44

desmatamento 5h2z4x

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 38r1b

Notícias

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período 102q1e

Reportagens

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 1j4536

Notícias

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024 2c96d

fauna 4o414o

Notícias

A incontável diversidade de aves em Bertioga, no litoral de SP 2k2s5x

Notícias

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas p4l5i

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 5o2g6f

Salada Verde

Plataforma aborda tráfico de animais em três países 3e5d9

Capa 2w1x46

Fotografia

A Catedral de Mármore 1l2c1o

Fotografia

Um monte entre as nuvens g2g73

Fotografia

Uma praia sem mar 476f1t

Fotografia

Preikestolen, o Púlpito de Pedra 516z5t

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.