Colunas

Problema antecipado q523z

Cientistas ingleses tinham previsto a formação de furacões no Atlântico Sul a partir de 2070, mas o Brasil presenciou um este ano. Um sintoma do efeito estufa

15 de outubro de 2004 · 21 anos atrás
  • Frederico Brandini 1ni2d

    Oceanógrafo e líder Avina que participou de várias expedições do Programa Antártico Brasileiro. Trabalhou como Professor do C...

No final de março desse ano, os moradores da costa sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul foram surpreendidos por um furacão extratropical, o primeiro de que se tem notícia no Oceano Atlântico Sul. A velocidade dos ventos manteve-se em torno de 150 km/h com rajadas de até 178 km/h, o suficiente para matar 2 pessoas, destruir 100 mil casas e desabrigar milhares de pessoas. Essa desgraceira toda obviamente ocupou o noticiário nacional por vários dias. Mas foi logo esquecida. O furacão ou e já não se fala mais nisso. Apesar dos traumas emocionais e prejuízos socioeconômicos produzidos na costa sul brasileira, continuamos incrédulos em relação às catástrofes naturais no Brasil.

Dizem que Deus é brasileiro porque aqui não tem terremoto, vulcão e furacão. Para falar a verdade eu também sempre acreditei nisso, pelo menos até a semana ada, quando assisti a uma entrevista do professor Rubens Vilela em um conhecido programa matinal de TV. O professor Vilela é uma das maiores autoridades em meteorologia marinha em nosso país. Trabalha no Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. A entrevista era sobre previsões climáticas e, evidentemente, a conversa rumou na direção do furacão em Santa Catarina. Vilela descreveu o fenômeno com precisão científica, mas didaticamente, para que a entrevistadora pudesse compreendê-lo.

Em um dado momento da entrevista, o professor deu uma informação que me preocupou seriamente. Disse que cientistas ingleses construíram um modelo para prever a ocorrência de furacões no mundo nas próximas décadas. Eles utilizaram dados atuais das causas antropogênicas da alteração climática, particularmente da dinâmica atmosférica em decorrência do “efeito estufa”. Como vocês sabem, o famoso “efeito estufa”, provocado pela emissão dos gases oriundos da atividade industrial e queima de florestas (p.ex., CO2), aumentou em 1 grau a temperatura média no planeta nos últimos 100 anos. Bom, e daí? Daí que a formação dos furacões sobre o mar está diretamente associada aos gradientes de pressão atmosférica causados por diferenças de temperatura em escala planetária. Segundo o professor Vilela, o modelo dos ingleses previa furacões no Atlântico Sul (agora pasmem) por volta do ano 2070!

Parece que os furacões chegaram mais cedo do que o previsto. Começo a acreditar menos no fato de Deus ser brasileiro e mais em furacões por aqui e na necessidade de tomarmos medidas preventivas para evitar os transtornos sociais de março ado. Estamos na iminência de um problema gravíssimo, denunciado timidamente pelo professor Vilela. Os catarinenses e gaúchos que se cuidem, pois as consequências do efeito estufa já podem estar acontecendo.

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

Leia também 1b437

Notícias
3 de junho de 2012

As belas e ameaçadoras espirais dos ciclones tropicais 5z2te

Ciclone, furacão, tufão. O nome depende de onde se forma, mas uma tempestades tropical é tão impressionantes vista do espaço quanto perigosa para quem está em seu caminho.

Dicionário Ambiental
13 de novembro de 2013

O que são ciclones, furacões e tufões 644y1a

Entenda, com este guia ((o))eco, a diferença entre estes destrutivos fenômenos meteorológicos

Reportagens
20 de maio de 2025

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 1j4536

PL 2159/21 prevê autorização autodeclaratória e menos proteção a povos tradicionais e unidades de conservação. “Implosão”, define o Observatório do Clima

Mais de ((o))eco 386al

clima 21474p

Notícias

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina 6vv6s

Salada Verde

Presidência da Conferência do Clima anuncia datas da “pré-COP” 5n2g32

Notícias

Mudanças climáticas irão impactar negativamente mais de 90% das espécies brasileiras 5z453o

Notícias

Entenda o que é o “Campeão Climático” anunciado por Lula para a COP30 3f54j

mudanças climáticas 4jg2j

Notícias

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas p4l5i

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Notícias

Chuvas aumentaram em 10 vezes o desmatamento causado por eventos extremos no RS 6x3p3b

Salada Verde

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática 2g53r

ibama 306r2w

Reportagens

Superlotação de animais e más condições geram nova crise no Cetas-RJ 245z1d

Salada Verde

Boiada e seus donos devem sair de áreas que destruíram no Pantanal 3y332h

Salada Verde

Assassinato de onça-pintada será investigado pela fiscalização federal 6w684m

Salada Verde

Processo contra Salles por contrabando de madeira volta ao STF 4i6z65

Ar Livre 503524

Notícias

O feitiço de Marrocos 6b6qw

Notícias

Morte em Yosemite 255f6x

Notícias

Calçado ideal q325u

Notícias

Cicloturismo 2u6z3

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.