Dicionário Ambiental

O que é uma zona de amortecimento 3l3b3a

Uma faixa de proteção ao redor das unidades de conservação, ela contribui para a manutenção da estabilidade e equilíbrio do ecossistema protegido.

6 de novembro de 2014 · 11 anos atrás

A Zona de Amortecimento (ZA, também chamada de “Zona Tampão”) é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: ruídos, poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana, especialmente nas unidades próximas a áreas intensamente ocupadas.

Ela foi criada pelo artigo 2º, inciso XVIII da Lei do SNUC (Lei nº 9.985/2000), que a define como o “entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade”. As zonas de amortecimento não fazem parte das UCs mas, localizadas no seu entorno, têm a função de proteger sua periferia, ao criar uma área protetiva que não só as defende das atividades humanas, como também previnem a fragmentação, principalmente, o efeito de borda.

A borda da área protegida é uma área sensível a uma gama de efeitos degradadores, o que a torna mais vulnerável a quaisquer alterações físicas (maior penetração do sol e do vento), químicas (luminosidade e umidade do solo) e biológicas (mudanças na interação entre as espécies). Uma ocorrência comum nas zonas limítrofes de áreas naturais, suas fronteiras acabam expostas e, por consequência, se tornam mais frágeis a condições que influenciam negativamente a estabilidade e o equilíbrio do ecossistema.

Não são apenas os fatores ecológicos que preocupam a vizinhança das unidades de conservação. Não medindo as consequências de suas ações, atividades humanas desenvolvidas proximamente à área protegida podem afetar significativamente os atributos da unidade. Assim é que a simples criação de uma UC onde as restrições das atividades humanas fossem fixadas apenas dentro dos seus limites legais não seria suficiente para alcançar os objetivos da preservação.

Pela Resolução CONAMA nº 428, de 17 de dezembro de 2010, atividades que possam afetar a zona de amortecimento só terão seu o licenciamento ambiental concedido após autorização do órgão gestor da unidade de conservação que ela circunda, que fará tal decisão mediante devidos estudos ambientais (EIA/RIMA). Se a Unidade foi estabelecida sem a definição de zona de amortecimento, empreendimentos com capacidade de impacto significativo ao ambiente deverão respeitar uma faixa estabelecida de 3 km de distância e serão obrigados a obter o licenciamento.

A faixa protetiva da ZA pode ser estabelecida no momento da criação da unidade ou em momento posterior pelo ICMBio (na esfera federal) ou órgão ambiental responsável (nas demais esferas). Mais apropriado, tanto do ponto de vista ecológico quanto institucional, que a fixação da zona de amortecimento seja feita quando da elaboração dos estudos do plano de manejo da unidade.

Conceito e finalidades da zona de amortecimento

Definida pelo art. 2º da Lei do SNUC como a região do “entorno das unidades de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade” as zonas de amortecimento se inserem no Sistema Nacional de Unidades de Conservação com o objetivo de contribuir para a manutenção da estabilidade e equilíbrio do ecossistema garantindo a integridade da área protegida.

Como a própria definição legal deixa transparecer, a finalidade da zona de amortecimento consiste na contenção dos efeitos externos que possam de alguma maneira influenciar negativamente na conservação da unidade. Desta maneira, mesmo não prevendo expressamente como seu objetivo a proteção aos reflexos ecológicos provocados pelo entorno, destinam-se as zonas de amortecimento a minimizar as conseqüências do efeito borda, de ocorrência comum nas zonas limítrofes, estabelecendo uma gradatividade na separação entre os ambientes da área protegida e de sua região envoltória, além de impedir que atuações antrópicas interfiram prejudicialmente na manutenção da diversidade biológica.

Leia também 1b437

Dicionário Ambiental
16 de abril de 2015

O que é a Agrossilvicultura 2f6y5k

Conheça a prática de combinar agricultura e pecuária com a plantação de florestas para buscar o uso mais sustentável dos recursos.

Dicionário Ambiental
30 de janeiro de 2015

O que é a Compensação Ambiental m2219

Saiba mais sobre este instrumento que visa equilibrar os prejuízos ao meio ambiente causados por empreendedores de significativo impacto ambiental.

Dicionário Ambiental
1 de setembro de 2014

O que é o bioma Cerrado 4g6p6i

Neste guia ((o))eco, voltamos a atenção para a "Savana brasileira", o segundo maior bioma nacional em extensão.

Mais de ((o))eco 386al

dicionário ambiental 5q5an

Dicionário Ambiental

O que é NDC? 6l6r3c

Dicionário Ambiental

O que é mitigação climática? 4z7360

Dicionário Ambiental

O que é o Acordo de Paris? 2vj5d

Notícias

COP 26 – Entenda os principais termos da Conferência do Clima da ONU 224vb

conservação 4u55e

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 4675f

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 91ys

Salada Verde

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática 2g53r

Reportagens

Polícia do Amazonas aperta o cerco contra a exploração de animais silvestres 1pm63

Capa 2w1x46

Fotografia

A Catedral de Mármore 1l2c1o

Fotografia

Um monte entre as nuvens g2g73

Fotografia

Uma praia sem mar 476f1t

Fotografia

Preikestolen, o Púlpito de Pedra 516z5t

aves 422y45

Salada Verde

Plataforma aborda tráfico de animais em três países 3e5d9

Reportagens

O atobá quarentão que uniu gerações de pesquisadores 133o15

Salada Verde

As incríveis revoadas de guarás no litoral paranaense 5s6h6k

Reportagens

Soltar mais ararinhas-azuis é crucial para estabilizar população da espécie 462s6f

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 4 1v1c28

  1. Renato Argenta diz:

    Zona de amortecimento é mais uma piada em cambara do sul os parrques dos aparrados da Serra e Serra geral tem aproximadamente 25 mil hectares e a tal zona de amortecimento ultraa 250 mil hectares , está amenos de 500metros da cidade de Cambara do Sul e um cabide de emprego salvo raríssimas exceções o ministro do meio ambiente deveria acabar com o ICMBio e municipalizar e parar com estas arbitrariedades com produtores rurais


  2. Arno Black diz:

    Concordo plenamente contra esta corja de malfeitores que expulsam pessoas de suas terras e aceitam áreas de mineração, tão poluidoras.
    Brasil não tem jeito.


  3. Machadinho raivoso diz:

    Ótimo amei, tudo de bom , parabéns, vou usar, congrats, uhuuul. ahsuahsuah. A……espera um pouquinho……MO


  4. Chato de Galocha diz:

    "As zonas de amortecimento não fazem parte das UCs"… Engraçado, o próprio Eco deu a entender no artigo da criação da Esec Alto Maués (http://www.oeco-br.noticiascatarinenses.com/noticias/28717-dilma-cria-mais-uma-uc-que-ite-mineracao) que a ZA faz parte da UC, já que no título disse que foi criada uma unidade que ite mineração… Vai entender!