Vídeos

“A nossa soberania não vai vir da mão das mineradoras. Vai vir da mão dos cientistas”, diz Duda Salabert 5it6q

Vereadora de Belo Horizonte e candidata a deputada federal pelo PDT-MG, a professora falou sobre ameaças sofridas, mineração e crise climática em entrevista exclusiva a ((o))eco

Gabriel Tussini ·
8 de setembro de 2022 · 3 anos atrás

Esta terça-feira (6) foi dia de mais uma entrevista com uma candidatura ambientalista em ((o))eco. Duda Salabert (PDT-MG), que tenta vaga na Câmara dos Deputados pela primeira vez. A candidata, que tenta ser a primeira transsexual eleita para o Congresso Nacional, falou sobre sua trajetória, pautas e propostas em live que é parte da série especial de ((o))eco para a cobertura das Eleições 2022.

No início, Duda falou sobre as ameaças que recebe por parte de grupos de ódio, que a obrigaram a reforçar sua segurança. “Em 2018, quando eu me torno a primeira transsexual a se candidatar ao cargo de Senadora da República, parte da família Bolsonaro compartilha a minha candidatura como deboche”, conta. “Após esses compartilhamentos, o meu Instagram recebeu milhares de mensagens de ódio”. Segundo a vereadora, grupos se organizaram para ligar para a escola onde ela trabalhava e pedir sua demissão. “Em 2020, após eu me tornar a pessoa mais votada da história de Belo Horizonte, eu recebo uma ameaça de morte do maior grupo de ódio da internet brasileira, do qual surgiram os terroristas que cometeram o atentado na escola de Suzano, em São Paulo”, relembra. Segundo ela, o conteúdo das ameaças dizia que, se Duda não fosse demitida, “aquela escola se transformaria num mar de sangue”. A demissão se concretizou em 2021.

A pedetista também falou sobre a mineração em seu estado, afirmando que, mais do que uma atividade econômica, ela se tornou “uma ideologia”, criticando a pequena geração de emprego e participação no PIB comparada à quantidade de incentivos fiscais que recebe, além dos danos ambientais. “Em Minas Gerais, a mineração significa destruir os nossos aquíferos. O próprio nome já diz, aquífero é água mais ferro. O minério de ferro tá num reservatório de água. E num contexto de crise climática, em que vai ter uma escassez hídrica muito grande, a água hoje é o nosso ouro líquido. É a maior riqueza que nós podemos ter. E moer as nossas montanhas vai deixar os super-ricos mais ricos, e socializar a pobreza. É mentira a ideia de que mineração traz riqueza. Se trouxesse riqueza, Minas seria o estado mais rico do mundo”, afirmou.

Segundo a candidata, “é impossível o Brasil se desenvolver e se tornar uma potência soberana com essas mineradoras”. “A nossa soberania não vai vir de montanha moída. A nossa soberania vai vir de ciência, tecnologia e inovação. A nossa soberania não vai vir da mão das mineradoras. Vai vir da mão dos cientistas”, disse. “Há um desmonte na estrutura da ciência no Brasil, que facilita as mineradoras a atuarem. E porque se faz isso? Para manter o Brasil nessa condição de subserviência perante o oligopólio internacional. E nenhum presidenciável discute isso”, criticou.

Duda prometeu que, caso seja eleita, tentará incluir o conceito de “segurança climática” na Constituição, além de lutar para que a legislação ambiental se torne mais rígida e adequada à crise climática. Ela destacou a necessidade da criação de uma Lei do Cerrado, bioma pouco protegido atualmente. “Apenas 8% do Cerrado brasileiro é preservado do ponto de vista legal. Então a gente tem que ampliar as áreas de conservação no Cerrado brasileiro, e colocar o Cerrado na mesma categoria da Mata Atlântica, da Amazônia, no que se refere à facilidade de receber fundos pautados para a questão ambiental”, defendeu. A candidata afirmou que, no Congresso, formará uma “bancada do Cerrado” para defender o que classificou como “caixa d’água do Brasil” no contexto de crise hídrica.

A entrevista foi conduzida pela editora de política de ((o))eco, Juliana Arini, com transmissão ao vivo pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter) do site.

  • Gabriel Tussini 5a4y6a

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também 1b437

Vídeos
2 de setembro de 2022

“Agora é hora de um biólogo ter voz, porque as pessoas estão destruindo o meio ambiente”, diz biólogo Henrique 6u2u3l

Em entrevista a ((o))eco, o candidato a deputado federal pelo PSB no Rio de Janeiro, conhecido como biólogo das cobras, falou sobre sua trajetória e porque decidiu se candidatar

Vídeos
31 de agosto de 2022

“Mais que uma mudança de governo, a gente precisa de uma mudança de realidade”, diz Marina Silva a4v6x

Em entrevista a ((o))eco, a ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal pelo Rede falou sobre o voto a importância de candidaturas comprometidas com a causa ambiental para o parlamento

Vídeos
26 de agosto de 2022

“Estamos há 522 anos resistindo a esses ataques”, diz Raquel Tremembé e2h4a

Candidata a vice de Vera Lúcia (PSTU) e única indígena em uma chapa majoritária, a pedagoga falou sobre a luta dos povos originários, das mulheres e sobre a proteção do meio ambiente em entrevista exclusiva a ((o))eco

Mais de ((o))eco 386al

política ambiental 5n5325

Notícias

Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil 9106o

Análises

O PL da Devastação e a falsa promessa do progresso o1s2e

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 3k1x1u

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

eleições 2022 58og

Podcast

Entrando no Clima #27: Fake news climática e voto dissonante com a realidade 1f5q29

Reportagens

Maioria dos deputados mais antiambientais da Câmara se reelegeram 1m173w

Salada Verde

Três ex-ministros do meio ambiente e um defensor de hidrelétricas na transição de Lula 523ln

Reportagens

Lula anuncia ao mundo Ministério dos Povos Originários em discurso no Egito 23593l

minas gerais 1e2p1t

Notícias

Um jequitibá de 65 metros: conheça a maior árvore viva da Mata Atlântica 2k671g

Reportagens

Destruição de caverna em Minas Gerais alerta para falhas no licenciamento 1h2qp

Notícias

Campos rupestres ganham destaque em plano de conservação de Juiz de Fora 4w22e

Análises

Quando Fonseca se for, perderemos as chaves para o futuro climático 2b4714

ICS 6p4522

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 6oy3g

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 241h5k

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.