Notícias

Carne é responsável por 86% da pegada de carbono na dieta dos brasileiros 2b4uk

Pesquisa estima que consumo de carne também responda por 77% da poluição de corpos d'água associada à produção de alimentos e por 26% do uso da água

Cristiane Prizibisczki ·
1 de fevereiro de 2023 · 2 anos atrás

Um dos principais alimentos no prato do brasileiro, a carne contribui com 86% da pegada de carbono da dieta nacional. Isso é o que mostra uma análise de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), publicada na última terça-feira (31) na revista científica “Environment, Development and Sustainability”.

Além da emissão de gases poluentes, a carne consumida nacionalmente representa 90% do uso da terra considerando a dieta total, 77% da poluição de corpos d’água associados à produção de alimentos e 26% do uso da água.

O trabalho foi baseado em dados das duas últimas edições da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizadas pelo IBGE em 2008 e 2017. 

Segundo o documento, nesse período, a presença da carne – bovina, suína, de frango e peixe – aumentou 12% na alimentação dos brasileiros de todas as faixas de renda, o que acarretou também o aumento nas emissões associadas à sua produção.

O aumento da pegada de carbono também foi consequência da redução do consumo das carnes menos poluentes, diz o trabalho. Entre todos os grupos, a ingestão de peixe reduziu 23% entre os brasileiros, enquanto a de porco aumentou 78%, de frango, 35%, e a carne bovina não apresentou mudanças expressivas no consumo no período analisado, apesar de ser a carne mais consumida pelo brasileiro – 40% do total ingerido.

Cenário atual 2z1u2j

Apesar do trabalho dos pesquisadores da USP ser focado no período pré-pandemia da Covid-19, quando o consumo de carne diminuiu no país, seus autores analisam que as emissões associadas à produção do alimento não diminuíram.

“Durante a pandemia, pesquisas apontam que houve uma redução no consumo de carne, as pessoas não conseguiam comer a quantidade de carne que comiam anteriormente. Se formos pensar que essas pessoas reduziram o consumo de carne, provavelmente a pegada de carbono da dieta delas diminuiu, mas isso não significa que a pegada de carbono do Brasil diminuiu, porque continuamos a produzir carne”, disse em entrevista a ((o))eco a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e uma das autoras do estudo, Aline Martins de Carvalho.

Questão cultural 1e1p3w

O Brasil é um dos países que mais consome carne no mundo. Segundo os pesquisadores da USP, em 2017, o consumo brasilerio de carne foi de 96g/1000 kcal, por dia.

De acordo com a professora Aline Martins de Carvalho, o consumo de carne no Brasil não está ligado somente ao aspecto nutricional, mas também cultural.

“Indentificamos que a carne é muito importante no Brasil, principalmente a cultura do churrasco, que vem associada a um status econômico, à diversão, que sempre tem uma carne envolvida. Algumas pessoas nem consideram como refeição quando não tem carne, então a gente vê como um alimento extremamente cultural”, diz.

Mas, devido aos impactos ambientais e na saúde, ela e os demais autores da pesquisa sugerem uma redução na quantidade ingerida. “Você não precisa tirar a carne, se reduzir a quantidade, já vai ajudar tanto na saúde quanto também no meio ambiente. Ela é certamente muito rica nutricionalmente, mas pode ser consumida em menor quantidade que não teria problema nenhum para a saúde”, finaliza.

  • Cristiane Prizibisczki 48324h

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 1b437

Reportagens
22 de dezembro de 2022

Sai a floresta, entra o pasto: Amazônia (des)protegida r102r

Mesmo dentro de unidades de conservação que deveriam impedi-las, as pastagens avançam e gado chega ao mercado de carne

Análises
25 de novembro de 2022

A indústria de produtos de origem animal, a destruição dos biomas brasileiros e a crise climática global 1z973

A pecuária bovina e o plantio de grãos para ração de animais como porcos, frangos e peixes mostra que a alimentação está no cerne desmatamento. É tempo de mudar

Reportagens
27 de abril de 2022

Ligação com desmatamento não inibe compra da carne para 60% dos consumidores 1j176j

Respostas conflitantes em pesquisa realizada pelo Reclame Aqui mostram desconhecimento do consumidor sobre papel da pecuária no desmatamento da Amazônia. Informações precisam chegar de forma mais clara a eles, diz site

Mais de ((o))eco 386al

emissões de carbono 114t1b

Reportagens

Qual o tamanho da responsabilidade do ser humano na crise climática? 242l50

Notícias

Sociedade civil reforça pedido a Lula por veto em “jabuti” que aumenta emissões 134s20

Notícias

Influenciadas pelo controle do desmatamento, emissões brasileiras caem 12% em 2023 2j8i

Reportagens

Mudança de paradigma – Quando o fogo vira ferramenta de combate à crise climática 2e93f

pecuária e6t4l

Reportagens

Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos 301b22

Notícias

Desmatamento na Mata Atlântica reduziu, mas queda ainda é tímida, dizem especialistas b3f58

Notícias

Governo lança plataforma de monitoramento ambiental da pecuária c2b5v

Reportagens

Governo lança plano de rastreio individual na pecuária, com foco apenas sanitário k4p36

carne 643t6m

Reportagens

Governo lança plano de rastreio individual na pecuária, com foco apenas sanitário k4p36

Notícias

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório z3u6c

Notícias

Pecuária na Amazônia pode ser responsável por 3 milhões de hectares de desmatamento até 2025 u2o5y

Notícias

Para conceder crédito, bancos brasileiros vão exigir que frigoríficos provem legalidade da carne 662y34

frases 6y4a65

Notícias

Frases do Meio Ambiente – Joaquin Phoenix, ator 125w5k

Notícias

Frases do Meio Ambiente – Marina Silva, política (06/11/2020) 121d2a

Notícias

11 Frases do Meio Ambiente sobre Animais 4w2t

Notícias

Frases do Meio Ambiente – David Attenborough, naturalista (01/10/2020) 3ie4n

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1 3wi3c

  1. PAULO SÉRGIO GOMES diz:

    Porque que vocês também não faz um estudo do plantio de eucalipto, que também está aumentando em muito a emissão de gás carbônico, pois tem derrubado muitas áreas nativas para plantio do mesmo, a criação de gado não é tão vilã assim, o PLANTIO DE EUCALIPTO também tem contribuindo para aquecimento global, pois além de ter que desmatar imensas áreas nativas, ainda destrói as reservas de recursos hídricos.