Notícias

Estudo sobre Ferrogrão contém falhas na análise de desmatamento r255u

Especialistas avaliam que argumentos usados para justificar ausência de desmatamento futuro no entorno da obra são genéricos e sem comprovação

Cristiane Prizibisczki ·
20 de março de 2025

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançaram nesta quinta-feira (20) um parecer técnico que aponta falhas e lacunas no estudo de viabilidade ambiental da Ferrogrão. O trabalho também contou com a participação de especialistas do Observatório do Clima (OC) e do Instituto Socioambiental (ISA). 

Ferrogrão é o nome pelo qual ficou conhecido o projeto federal de implantação de uma ferrovia longitudinal de 933 km que pretende ligar Sinop (MT) a Itaituba (PA) para escoar produtos agrícolas.

O que os especialistas avaliaram foi o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da obra, principalmente na avaliação feita sobre impactos cumulativos e na projeção de desmatamento. 

Segundo o EVTEA, apresentado pelo Ministério dos Transportes em 2024, não haveria risco de desmatamento, pois o potencial aumento de produção de grãos na área de captação da Ferrogrão se daria somente em áreas de pasto degradado, entre outros motivos.

Os especialistas contestam. Segundo eles, as premissas nas quais os argumentos estão baseados são “genéricas, não comprovadas e entram em contradição com o próprio estudo”.

Os pesquisadores contestam a hipótese de ausência de desmatamento apresentada pelo governo, inclusive. Eles avaliam que, de 2012 a 2023, houve a conversão de mais de 1,3 milhão de hectares de pastagem para soja e de mais de 1,3 milhão de hectares de floresta para pastagem na área de captação da Ferrogrão, o que revela a dinâmica de expansão do desmatamento e da sojicultura em direção ao norte de Mato Grosso.

De acordo com os pesquisadores, as falhas no documento comprometem a avaliação de impactos na região do interflúvio Xingu-Tapajós, “considerando sua alta vulnerabilidade socioambiental e a presença de outros empreendimentos e atividades econômicas, atuais e futuras, relacionados ao corredor logístico”.

A partir destes resultados, os autores da nota técnica recomendam a suspensão do processo de licenciamento da obra até a conclusão do estudo ambiental estratégico e implementação do plano de combate ao desmatamento na região em que se pretende instalar a ferrovia, antes que este licenciamento seja realizado.

Além da USP, UFMG, OC e ISA, também participou da construção da nota técnica o Climate Policy Initiative da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (I/PUC-Rio), que colaborou na revisão.

  • Cristiane Prizibisczki 48324h

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 1b437

Notícias
22 de janeiro de 2025

Mauro Mendes veta projeto que “transforma” Amazônia em Cerrado 296j2

Apesar de ter barrado proposta dos parlamentares de Mato Grosso, governador do estado sinaliza interesse na pauta ao criar grupo de trabalho para discutir tema

Reportagens
26 de novembro de 2024

Ferrogrão: Amazônia fora dos trilhos 57228

Organizações socioambientais prometem endurecer protestos contra maior projeto logístico do governo federal, que aguarda decisão do STF para seguir com licenciamento

Notícias
23 de outubro de 2024

Conselho de Direitos Humanos pede que governo pare projeto da Ferrogrão 50386e

Órgão argumenta que populações afetadas não foram consultadas. Traçado da ferrovia impactará ao menos 19 povos indígenas e 4,9 milhões de áreas protegidas

Mais de ((o))eco 386al

ferrogrão 3ttv

Reportagens

Ferrogrão: Amazônia fora dos trilhos 57228

Notícias

Conselho de Direitos Humanos pede que governo pare projeto da Ferrogrão 50386e

Notícias

Sociedade Civil rompe com Grupo de Trabalho que discute Ferrogrão 31i3y

Notícias

Ferrogrão não reduzirá emissões, como afirmou senador 6k444d

desmatamento 5h2z4x

Reportagens

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 1j4536

Notícias

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024 2c96d

Notícias

Chuvas aumentaram em 10 vezes o desmatamento causado por eventos extremos no RS 6x3p3b

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 241h5k

amazônia 245k3y

Reportagens

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador 182e18

Reportagens

Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos 301b22

Notícias

Cientistas descobrem espécie de peixe que vive solitária na Amazônia 63v30

Reportagens

Polícia do Amazonas aperta o cerco contra a exploração de animais silvestres 1pm63

ICS 6p4522

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 241h5k

Notícias

Governo Federal embarga 544 propriedades com ilícitos ambientais em Altamira 5i2w6p

Reportagens

Orçamento para meio ambiente é 11 vezes menor que recurso destinado a emendas parlamentares 3t2yl

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.