Notícias

Governo, ongs e sociedade civil se manifestam contra aprovação do PL do Licenciamento 51131e

"Retrocesso sem precedentes" é a definição que autoridades e especialistas em meio ambiente e clima usaram em relação ao projeto votado pelos senadores

Cristiane Prizibisczki ·
22 de maio de 2025

Dois terços dos senadores da República votaram, na noite de quarta-feira (21), pela aprovação do novo marco do Licenciamento Ambiental no Brasil. Setores importantes do governo, da sociedade civil brasileira e de organizações internacionais, no entanto, manifestaram seu desagrado com a atitude dos parlamentares brasileiros. A avaliação é que, se virar lei, o projeto permita um “retrocesso sem precedentes”.

Em conversa com jornalistas após as solenidades de comemoração ao Dia da Biodiversidade, nesta quinta-feira (22), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o governo se posiciona de forma contrária ao texto da lei aprovada.

“A orientação que foi dada é de que o governo é contrário a esse desmonte do licenciamento ambiental brasileiro. Obviamente que o governo tem uma série de dificuldades em relação a uma base segura de sustentação [no Congresso] e isso varia para cada tema. Não é a primeira vez que a gente sofre algumas dessas derrotas, inclusive em agendas que são igualmente estratégicas, mas vamos continuar dialogando o tempo todo com o Congresso”, disse.

O posicionamento é o mesmo para várias organizações brasileiras que trabalham com questões ambientais e clima. Em nota conjunta, as organizações Transparência Internacional Brasil, Instituto Ethos, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Idesc) classificaram o PL do Licenciamento como “o maior retrocesso ambiental em 40 anos”, que ignora a crise climática e abre precedentes a casos de corrupção no licenciamento ambiental.

“O PL 2159/2021, agravado pela Emenda 198 do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cria um ambiente propício para decisões políticas arbitrárias, sem critérios públicos, sem transparência e feitas a portas fechadas, facilitando o autolicenciamento sem controle, fragilizando ainda mais os órgãos ambientais, e criando uma porta aberta para a influência indevida e outras formas de corrupção e a degradação ambiental em cada município e estado do País, além da Presidência da República”, enfatizaram as entidades.

Para a rede do Observatório do Clima, formada por 113 organizações de todo o Brasil, o texto aprovado representa “o maior ataque à legislação ambiental” em toda a vigência da Constituição Federal de 1988.

“O texto ainda irá à Câmara dos Deputados, mas no retorno à Casa iniciadora muito pouco pode ser feito para corrigir os seus inúmeros problemas e inconstitucionalidades. O licenciamento se transformará, na maioria dos processos, num apertar de botão, sem estudo ambiental e sem avaliação de impactos ambientais”, afirmou Suely Araújo, coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima.

Repercussão externa 5y1y33

No âmbito internacional, a Amazon Conservation, organização sem fins lucrativos de conservação que trabalha há 25 anos pela preservação da floresta tropical brasileira, afirmou que a proposta, também citada como “retrocesso”, é contrária às salvaguardas internacionais mínimas para a proteção ambiental, isso em um ano em que os olhos do mundo – e as negociações climáticas – se voltam para o Brasil, com a COP30.

“Ao isentar projetos de desenvolvimento da necessidade de licenças ambientais, o projeto de lei representa uma ameaça ao abastecimento global de alimentos, ao financiamento da conservação e à estabilidade climática. Além disso, contraria as tendências internacionais que visam a criar padrões livres de desmatamento para produtos exportados/importados, potencialmente paralisando a negociação de acordos comerciais com parceiros internacionais importantes, como a União Europeia, e corroendo a reputação ambiental arduamente conquistada pelo Brasil”, disse a organização, em nota enviada à imprensa.

Bruce Babbitt, especialista em políticas ambientais e ex-secretário do Interior dos Estados Unidos, alertou que, caso seja aplicada, os impactos da norma seriam irreversíveis e generalizados: “Esta proposta levará à destruição em massa da Floresta Amazônica. Ela deve ser contestada por todos os brasileiros e amigos do Brasil na comunidade internacional.”

  • Cristiane Prizibisczki 48324h

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 1b437

Notícias
21 de maio de 2025

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 38r1b

Texto agora segue para segunda apreciação pela Câmara dos Deputados. Caso vire lei, medida vai tornar mais maleáveis as normas para licenças ambientais

Salada Verde
21 de maio de 2025

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 6oy3g

Aprovada no Senado na noite desta quarta-feira (21), proposta segue para análise da Câmara

Reportagens
20 de maio de 2025

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 1j4536

PL 2159/21 prevê autorização autodeclaratória e menos proteção a povos tradicionais e unidades de conservação. “Implosão”, define o Observatório do Clima

Mais de ((o))eco 386al

legislação ambiental 4f5p6d

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 38r1b

Reportagens

Itaguaí (RJ) muda código ambiental municipal em menos de 24 horas o2h2c

Reportagens

Projeto na ALMT quer diminuir e até zerar distâncias mínimas para aplicação de agrotóxicos 164j4j

Salada Verde

Projeto de lei que aumenta pena para crimes contra fauna avança no Congresso 124g6d

política ambiental 5n5325

Colunas

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 6y4jn

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 6oy3g

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 38r1b

Notícias

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período 102q1e

conservação 4u55e

Colunas

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 6y4jn

Notícias

PV questiona no STF lei estadual que flexibiliza proteção ambiental em Rondônia 131a24

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 4675f

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 91ys

licenciamento ambiental 6n2b5x

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 6oy3g

Reportagens

Vidas Afogadas: Presos em canais de irrigação, animais silvestres agonizam até a morte 3m3n6j

Reportagens

Water canals threaten global wildlife 3bp3q

Reportagens

Canais de água ameaçam a vida selvagem mundial q4n67

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.