Notícias

Marina inicia mudanças na composição do IBAMA nos estados 4w2w3s

Ministra trocou o comando dos chefes de mais de 20 superintendências do órgão; substitutos ainda são provisórios

Gabriel Tussini ·
17 de janeiro de 2023 · 2 anos atrás

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, exonerou superintendentes do IBAMA em 21 estados, além de 18 superintendentes substitutos. As informações estão no Diário Oficial da União (DOU) de sexta (13) e ontem (16). Em seus lugares, foram nomeados 18 novos superintendentes substitutos, que assumem interinamente em 17 estados. Apenas no Rio Grande do Sul a nova substituta não assume de imediato, já que o titular segue no cargo mesmo com a mudança de istração – situação que também aconteceu em Ceará, Minas Gerais e Paraíba.

Nos estados do Espírito Santo, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro, únicos em que apenas os superintendentes titulares foram exonerados, os substitutos já nomeados desde o governo anterior assumem os cargos. Todos os novos nomeados são servidores de carreira do IBAMA, assim como os 18 substitutos exonerados, que voltam às suas funções habituais no órgão. A superintendência do Acre, por sua vez, está vaga desde junho de 2021 e segue sendo ocupada por substitutos desde então. Melissa de Oliveira Machado continua no cargo, porém o servidor Caio Lima Carvalho foi nomeado temporariamente para o seu lugar entre os dias 13 e 27 de janeiro.

Já entre os quatro superintendentes que continuam em seus cargos, apenas uma, a gaúcha Cláudia Pereira da Costa, não é servidora do IBAMA. Ela está nomeada no cargo comissionado desde o fim de 2016, ainda no governo de Michel Temer (MDB).

Entre os titulares exonerados, nomeados nas gestões de Ricardo Salles e Joaquim Leite no Ministério, estão algumas pessoas sem qualquer relação com a área ambiental. Entre eles, o empresário Bruno Pinheiro Dias Semeghini, superintendente em Goiás; o de empresas Glauco José Côrte Filho, em Santa Catarina; o consultor imobiliário Kenny Wilson Bernardo da Silva, em Alagoas; os policiais militares Davi de Sousa Silva, em São Paulo, Luiz Renato Fiori, no Espírito Santo, e Gibson Almeida Costa Júnior, em Mato Grosso; os advogados Daniel Charliton Rodrigues, no Rio de Janeiro, José Harlam Fernandes Aguiar, no Amapá, e San Martin Coqueiro Linhares, no Piauí, que foi indicado pela deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), uma das deputadas mais antiambientais da Câmara – mesmo caso de Isac Braz da Cunha, agora ex-superintendente no Tocantins, indicado por Vicentinho Júnior (PP-TO). 

Além deles, também está de saída o engenheiro florestal Rafael Angelo Juliano, do Pará, que já prestou serviços para criminosos ambientais condenados antes de ser nomeado para o cargo.

Nova gestão no IBAMA 6b226l

O órgão ambiental já está sob nova gestão. Eduardo Bim, presidente da autarquia ao longo de todo o governo Bolsonaro, foi exonerado logo no primeiro dia do novo governo Lula. Em seu lugar, assumiu interinamente o servidor de carreira Jair Schmitt. Ele responderá pelo comando do Ibama até o fim de janeiro.

Em seguida, assume o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), como já confirmado por ((o))eco. Ex-coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara, Agostinho tem formação e histórico de atuação na área ambiental. Ele deve ser nomeado a partir de 1º de fevereiro, quando acaba seu mandato como deputado, já que a legislação não permite que um parlamentar se licencie do cargo para assumir a presidência de uma autarquia, a não ser que renuncie ao mandato. Enquanto ele não chega, Marina e Schmitt iniciam o processo de desmilitarização do órgão, revertendo a tendência iniciada no governo Bolsonaro.

  • Gabriel Tussini 5a4y6a

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também 1b437

Salada Verde
13 de janeiro de 2023

Deputado Rodrigo Agostinho será o novo presidente do Ibama 1b121t

Informação foi confirmada por ((o))eco nesta sexta-feira (13). Agostinho assume no início de fevereiro

Notícias
2 de janeiro de 2023

Lula retoma plano de controle ao desmatamento na Amazônia e expande iniciativa para todo Brasil 1d4g38

Decreto que reestabelece o PPCDAm foi publicado nesta segunda-feira (02). Norma define que demais biomas também terão planos específicos contra desmatamento

Salada Verde
30 de julho de 2021

Troca-troca de militares no comando da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama 1a23

O nomeado, Samuel Vieira de Souza, é coronel da reserva do Exército e foi assessor de gabinete do ex-ministro, Ricardo Salles, desde o começo da sua gestão

Mais de ((o))eco 386al

superintendência 2k16b

Salada Verde

Servidores tentam impedir nomeação de recém-formado à chefia do Ibama na Paraíba 3f252g

Salada Verde

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP  5q454v

Notícias

Marina nomeia superintendentes do Ibama na Amazônia Legal 4d4e

Salada Verde

Ambientalistas divulgam carta para indicação de superintendente do Ibama-RS 34j6c

ibama 306r2w

Reportagens

Superlotação de animais e más condições geram nova crise no Cetas-RJ 245z1d

Salada Verde

Boiada e seus donos devem sair de áreas que destruíram no Pantanal 3y332h

Salada Verde

Assassinato de onça-pintada será investigado pela fiscalização federal 6w684m

Salada Verde

Processo contra Salles por contrabando de madeira volta ao STF 4i6z65

ICS 6p4522

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 6oy3g

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 241h5k

Notícias

Governo Federal embarga 544 propriedades com ilícitos ambientais em Altamira 5i2w6p

Governo Lula ti48

Salada Verde

Deputado quer colocar parques nacionais de volta à lista de concessões do governo 5b13t

Salada Verde

ONGs pedem que Lula defenda Marina Silva após ataques de ruralistas 164e49

Salada Verde

Lula veta “jabutis” em projeto de lei das Eólicas offshore u533p

Notícias

Presos por crimes ambientais representam apenas 0,04% de todos os encarcerados no país 324d2g

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.