Notícias

Ministra da Agricultura critica moratória da soja 5b40b

Em evento do agronegócio, Tereza Cristina disse que acha o tratado um absurdo. Movimentação no governo é para acabar com o acordo firmado em 2006

Sabrina Rodrigues ·
13 de novembro de 2019 · 6 anos atrás
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, critica a moratória da soja. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, se manifestou publicamente contra à moratória da soja. É a segunda vez em menos de uma semana que representantes do governo criticam o acordo firmado em 2006 em que produtores se comprometeram a não comercializar nem financiar soja produzida em áreas que foram desmatadas na Amazônia. 

“Eu acho que a moratória da soja é um assunto privado, na qual eu acho um absurdo. Nós temos como mostrar onde a nossa soja é produzida e se pode ser cultivada naquele local. O Brasil tem hoje o código florestal que é uma das leis mais rigorosas do mundo, em que o empresário rural precisa manter de 20% a 80% da sua propriedade na vegetação original”, comentou Tereza Cristina na terça (12), durante o AgroBit Brasil 2019, realizado no Paraná.

A declaração da ministra ocorre no momento em que há uma pressão para a derrubada da moratória. Recentemente, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) ameaçou entrar com uma reclamação no Conselho istrativo de Defesa Econômica (Cade), acusando a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais de promover reserva de mercado. 

A moratória da soja tem 13 anos de existência e é uma das últimas políticas com resultados para o controle do desmatamento. Em 2006, duas entidades representativas dos produtores, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (ANEC) se comprometeram a não comercializar nem financiar nenhuma soja originária de áreas que sejam originadas de desmatamento, no bioma amazônico.

“Muito preocupante o ataque do MAPA e de parte do Agro aos acordos de mercado e ao zoneamento da cana. Processar a ABIOVE por querer comprar soja sem desmatamento é o mesmo que perseguir consumidores que preferem orgânicos. Em um mercado competitivo “o cliente tem sempre razão”, Aprosoja e a Unica [União da Indústria de Cana-de-Açúcar, que apoiou o fim do zoneamento da cana-de-açúcar] dobraram a aposta na irrelevância da demanda Europeia e na insensibilidade ambiental da China e outros países emergentes. Pode ser que de fato a China et al continuem aumentando as importações e que em a sugar grande parte do etanol brasileiro também. E se isso não acontecer? E se a China, agora também presidente da FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura], se alinhar com a União Europeia para pressionar e baratear as commodities deles?”,questiona o pesquisador Raoni Rajão, da Universidade Federal de Minas Gerais.  

Procurado pelo ((o))eco, a ABIOVE disse que não vai comentar as declarações da ministra Tereza Cristina. A reportagem também entrou com contato com a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (ANEC), mas até o encerramento da matéria não houve retorno. 

Em 2016, no aniversário de seus 10 anos, a moratória foi renovada por tempo indeterminado. A renovação envolveu a Abiove e Anec (empresas associadas), a sociedade civil (Greenpeace, Imaflora, Ipam, TNC e WWF-Brasil) e o governo (Ministério do Meio Ambiente e Banco do Brasil) para um pacto de desmatamento zero.

No mesmo ano, o então ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, propôs que a moratória se estendesse para o Cerrado, onde o plantio da cultura é considerado um dos principais vetores do aumento do desmatamento na região, mas a proposta não foi para frente. 

 

 

Leia Também

Moratória da soja é renovada por tempo indeterminado

Pesquisadores defendem extensão da moratória da soja

Cientista denuncia Bolsonaro por revogação do zoneamento da cana-de-açúcar

 

  • Sabrina Rodrigues 3z4wd

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também 1b437

Notícias
11 de novembro de 2019

Cientista denuncia Bolsonaro por revogação do zoneamento da cana-de-açúcar 83j39

Lucas Ferrante pediu para que Ministério Público entre com ação contra o presidente por causa da portaria que revogou zoneamento ambiental da cana-de-açúcar

Notícias
23 de janeiro de 2015

Pesquisadores defendem extensão da moratória da soja 6b73n

Estudo sobre a Moratória da Soja mostra o impacto positivo do acordo e sugere não só mantê-lo como estendê-lo para proteger o Cerrado

Notícias
9 de maio de 2016

Moratória da soja é renovada por tempo indeterminado 424b4u

Compromisso só vai acabar quando não for mais necessário. Há 10 anos, pacto pelo desmatamento foi feito entre empresas, sociedade civil organizada e governo

Mais de ((o))eco 386al

moratória da soja 4n4b48

Notícias

Organizações lançam manifesto em defesa da Moratória da Soja 5o2h30

Notícias

Agronegócio alega infração econômica e pede que Cade investigue Moratória da Soja 4n1v71

Notícias

Governo do Mato Grosso sanciona norma que prejudica signatários da Moratória da Soja 5a292z

Salada Verde

Ruralistas engrossam críticas às moratórias da soja e da carne 2w2657

amazônia 245k3y

Notícias

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período 102q1e

Reportagens

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador 182e18

Reportagens

Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos 301b22

Notícias

Cientistas descobrem espécie de peixe que vive solitária na Amazônia 63v30

desmatamento 5h2z4x

Notícias

Governo, ongs e sociedade civil se manifestam contra aprovação do PL do Licenciamento 51131e

Colunas

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 6y4jn

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 38r1b

Notícias

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período 102q1e

aves 422y45

Notícias

A alta diversidade de aves em Bertioga, no litoral de SP 54d1h

Salada Verde

Plataforma aborda tráfico de animais em três países 3e5d9

Reportagens

O atobá quarentão que uniu gerações de pesquisadores 133o15

Salada Verde

As incríveis revoadas de guarás no litoral paranaense 5s6h6k

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1 3wi3c

  1. Paulo diz:

    A pergunta: Querem água ou querem soja. Depois não adianta choramigar.