Notícias

Movimentos negro e indígena pedem que STF inclua questões de raça em julgamento de litígio climático 6w81m

Em carta assinada por mais de 250 organizações, movimentos reforçam a necessidade da criação de políticas públicas ambientais específicas para grupos marginalizados

Cristiane Prizibisczki ·
13 de abril de 2022 · 3 anos atrás

Organizações do movimento negro e povos da floresta entregaram, no final de março, uma carta aberta aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o racismo ambiental seja colocado como pauta central nos julgamentos das ações socioambientais que, desde o final de março, têm acontecido na Suprema Corte.

Racismo ambiental é o termo utilizado para descrever as injustiças ambientais que afetam, de forma desproporcional, os grupos marginalizados, como negros, periféricos, favelados, ribeirinhos, quilombolas e indígenas. As situações de injustiça ambiental incluem a falta de o a recursos naturais, como água potável, e a exclusão na tomada de decisões sobre territórios tradicionais, por exemplo.

A expressão também se refere ao fato de que são essas as comunidades mais afetadas pela degradação ambiental e eventos climáticos extremos, como poluição, queimadas, exposição a resíduos tóxicos, ausência de saneamento básico, inundações e deslizamentos de terra.

“O racismo ambiental registra a reprodução do racismo estrutural e institucional no Brasil, então, importa questionar: quais respostas o Judiciário brasileiro pode dar a esta disfunção”, questiona o documento, que é assinado por mais de 250 organizações.

O pedido dos grupos é para que, ao julgar os processos ambientais em pauta no “Pacote Verde”, muitos deles relacionados à falta de ação do governo em promover políticas que minimizem os impactos das mudanças climáticas no Brasil, a realidade desses grupos não deixe de ser considerada.

Eles também solicitam que, ao obrigar o Governo Federal a colocar em ação as políticas ambientais, estas políticas sejam “racializadas”, isto é, voltadas especificamente para a realidade de cada grupo.

“A discussão sobre o racismo ambiental é necessária para pensarmos em modelos sustentáveis e antirracistas de desenvolvimento. Não haverá desenvolvimento ou democracia no Brasil sem a discussão profunda sobre racismo e suas expressões, incluindo o racismo ambiental”.

Em março, vários grupos do movimento negro no país, entre eles a Coalizão Negra por Direitos e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, solicitaram ao Senado Federal a realização de uma audiência pública sobre o tema do racismo ambiental.

Em outubro de 2021, durante reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o governo Bolsonaro rejeitou o conceito, sob a justificativa de que o racismo ambiental não seria uma terminologia internacionalmente reconhecida

  • Cristiane Prizibisczki 48324h

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 1b437

Análises
11 de novembro de 2021

Justiça climática sem combate às desigualdades raciais é colonialismo 2ci3c

Participação histórica da Coalizão Negra por Direitos na COP26 reforça a discussão sobre a importância do combate ao racismo ambiental e às desigualdades sociais

Reportagens
11 de fevereiro de 2021

MPF apura novas denúncias de degradação ambiental no entorno do antigo aterro de Gramacho 9731i

Pescadores e ambientalistas afirmam que chorume sem tratamento continua vazando para a Baía de Guanabara e causando o desaparecimento de peixes e caranguejos

Colunas
26 de março de 2020

Racismo ambiental em tempos do COVID-19 2y145

A persistência da cultura escravocrata brasileira é um gravíssimo complicador na gestão da crise sanitária em nosso país

Mais de ((o))eco 386al

STF 55172e

Salada Verde

Terras alvo de desmates e incêndios criminosos podem ser expropriadas 3d3253

Notícias

Obrigação de pagar por reparação de dano ambiental não prescreve, determina STF fs2e

Notícias

STF põe fim definitivo na presunção de boa-fé no comércio de ouro 2s6x6o

Notícias

STF quer que Congresso assegure participação de indígenas nos ganhos de Belo Monte 626973

política ambiental 5n5325

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 3k1x1u

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

Análises

Que semana, hein? 6s4y4a

Análises

Pela transição energética Norte-Sul pactuada na COP30 3t5v4u

Racismo Ambiental 2w3058

Reportagens

A crise climática tem cor e CEP, diz integrante do Greenpeace Brasil 386m22

Reportagens

Racismo ambiental, COP e juventudes: qual a relação? 2n2o2x

Reportagens

Crise global, soluções locais 504a6z

Reportagens

A urgência da adaptação climática 1m2t16

fauna 4o414o

Notícias

Estudo aponta multiplicação preocupante do peixe-leão no litoral brasileiro 2y2a21

Colunas

Cientistas negras viram a Maré: protagonismo e resistência na ecologia, evolução e ciências marinhas 6m1s35

Notícias

Brasil tem 34 espécies de primatas ameaçadas de extinção d7343

Notícias

A alta diversidade de aves em Bertioga, no litoral de SP 54d1h

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.