Notícias

“O Corcovado é da floresta”: movimento defende gestão do Parque Nacional da Tijuca 44g5q

Mobilização popular faz abaixo-assinado contra os projetos de lei que transferem a gestão do Alto Corcovado, onde está o Cristo Redentor, para igreja católica

Duda Menegassi ·
31 de março de 2025

A queda de braço entre o ICMBio e a igreja católica pelo domínio do Alto Corcovado – e nele, o Cristo Redentor – continua. Neste domingo (30) foi lançado o movimento “O Corcovado é da floresta”, organizado pela sociedade civil, em apoio à gestão do Parque Nacional da Tijuca e contra os projetos de lei que buscam desafetar e transferir a área para Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, órgão responsável por templos católicos da cidade, inclusive a pequena capela aos pés da estátua.

O grupo lançou um abaixo-assinado online e uma página nas redes sociais para divulgar a mobilização. O texto da moção destaca a importância da visitação no Corcovado como fonte de receita para o parque e para o próprio ICMBio, órgão federal responsável pela gestão das UCs no país. 

A Tijuca é o parque nacional mais visitado do país, com 4,4 milhões de visitantes registrados em 2023, sendo mais da metade deles no setor da Serra da Carioca, onde está o Corcovado.

“A proposta de desafetar essa área e transferi-la para a Arquidiocese representa um risco grave não apenas para a floresta, mas também para a qualidade de vida dos cariocas e para o futuro do nosso patrimônio natural e histórico. A mudança de domínio pode comprometer a gestão ambiental, enfraquecendo o controle sobre atividades que poderiam prejudicar o ecossistema local e a experiência dos visitantes, como o descontrole de infraestruturas e normas, o aumento do impacto de eventos e a interrupção da arrecadação de  66 milhões de reais ao ano para o órgão federal”, alerta o texto da moção que acompanha o abaixo-assinado.

Leia mais: Corcovado em disputa: projetos de lei tentam tirar área do Parque Nacional da Tijuca e ar para Igreja

A desafetação de uma área protegida em prol de uma entidade privada pode abrir ainda um precedente perigoso para outras unidades de conservação, ressalta o texto. 

Atualmente, duas propostas tramitam no legislativo sobre o tema. O projeto de lei n° 3.490/2024, apresentado no Senado, em setembro do ano ado, pelos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Romário (PL-RJ) e Carlos Portinho (PL-RJ), que “exclui a área do Alto Corcovado dos limites do Parque Nacional da Tijuca”, o equivalente a 6.771,73 m².

Da base do governo vem a outra proposta, apresentada em agosto ado pelo então deputado federal e atual prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT-RJ). Em seu texto, o projeto de lei nº 3.208/2024 transfere a área do monumento do Cristo Redentor para a Mitra Arquiepiscopal Do Rio De Janeiro.

Moção do IPHAN 5yy5k

Na última semana, o conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também se manifestou em defesa da gestão do ICMBio e contra a proposta de desafetação do Alto Corcovado.

“Trata-se de um sítio tombado nas três esferas de governo e reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, cuja proteção exige gestão integrada e investimento contínuo do Estado. A tentativa de exclusão da área da unidade de conservação compromete não apenas sua integridade ecológica e paisagística, mas também sua função histórica, cultural e turística”, destaca trecho da moção, assinada por 16 conselheiros, a que teve o ((o))eco.

  • Duda Menegassi 3d542y

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também 1b437

Notícias
24 de fevereiro de 2025

Arquidiocese pede apoio de Alckmin para desafetação do Alto Corcovado 2f3338

Documento obtido por ((o))eco revela pedido da igreja para que o vice-presidente “encontre uma solução capaz de desafetar a área” do Parque Nacional da Tijuca onde está o Cristo Redentor

Reportagens
24 de outubro de 2024

Corcovado em disputa: projetos de lei tentam tirar área do Parque Nacional da Tijuca e ar para Igreja 57324k

Igreja pressiona por desafetação do Alto Corcovado, onde está o Cristo Redentor, ponto mais visitado do parque nacional. Projeto no Senado é encabeçado por Flávio Bolsonaro

Reportagens
3 de dezembro de 2024

Parque Nacional da Tijuca, no Rio, receberá R$ 75 milhões para obras e projetos 256m5z

Dinheiro virá de concessionárias que operam no parque, que investirão parte do arrecadado com ingressos como contribuição extra; nova trilha até o Corcovado também foi inaugurada

Mais de ((o))eco 386al

rio de janeiro 64348

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 5o2g6f

Reportagens

Superlotação de animais e más condições geram nova crise no Cetas-RJ 245z1d

Salada Verde

Trilha Transcarioca terá trecho oceânico até arquipélago das Cagarras 2k566y

Salada Verde

Câmera flagra primeira travessia de onça-parda em viaduto vegetado 3e3t10

política ambiental 5n5325

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 4675f

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 91ys

Reportagens

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador 182e18

mata atlântica 3i6w4g

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 5o2g6f

Notícias

Um jequitibá de 65 metros: conheça a maior árvore viva da Mata Atlântica 2k671g

Notícias

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina 6vv6s

Notícias

Desmatamento na Mata Atlântica reduziu, mas queda ainda é tímida, dizem especialistas b3f58

unidades de conservação 4x4ed

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 5o2g6f

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 91ys

Notícias

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024 2c96d

Salada Verde

Deputado quer colocar parques nacionais de volta à lista de concessões do governo 5b13t

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.