Notícias

Superando as previsões, desmatamento no Cerrado tem queda de 25,7% 5b5n5w

Foram suprimidos 8.173 km² do bioma entre agosto de 2023 e julho de 2024, contra 11 mil km² destruídos no período anterior. Governo anuncia “Pacto pelo Cerrado”

Cristiane Prizibisczki ·
6 de novembro de 2024

O governo conseguiu reverter a curva de desmatamento no Cerrado e a conversão de áreas de vegetação nativa caiu 25,7% no bioma. Os números foram apresentados no início da noite desta quarta-feira (06), em Brasília, durante coletiva que reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, governadores e secretários de Meio Ambiente, representantes do MMA e do INPE. 

É a primeira queda do desmatamento no bioma em cinco anos.

Segundo dados do INPE, a destruição do Cerrado está fortemente concentrada na região do Matopiba, acrônimo dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esses quatro estados concentraram 76% do desmatamento no bioma. Ainda de acordo com os números divulgados hoje, o Maranhão foi o que teve a maior área de vegetação nativa suprimida (2.487 km²), seguido pelo Tocantins (2.019 km²), Piauí (1.014 km²) e Bahia (723 km²). 

Por causa dessa concentração em 4 estados, desde abril o governo federal, junto com os governadores, iniciou ações que culminaram com a , nesta quarta-feira, do Pacto pelo Cerrado, que tem como objetivo reforçar a ação conjunta na prevenção e combate ao desmatamento e aos incêndios nos estados da região. 

“Nós começamos o que a gente está chamando aqui de ABC do Controle do Desmatamento Ilegal no Cerrado, uma série de medidas relacionadas ao embargo de áreas desmatadas ilegalmente, suspensão de cadastro ambiental para quem não tem autorização de supressão de vegetação. É um procedimento e um método que está sendo desenvolvido com os quatro estados do Matopiba e que tem se mostrado bastante eficaz”, explicou André Lima, Secretário Extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial no MMA. 

A ministra Marina Silva atribui ao sucesso da queda do desmatamento no Cerrado aos órgãos ambientais, principalmente às ações de fiscalização do Ibama e do ICMBio, e às políticas de combate ao desmatamento ressuscitadas em 2023, após um período de apagão e desmonte feito durante o governo Bolsonaro. 

“(…) o dado que nós acabamos de ver aqui, de queda de desmatamento no Cerrado, que para muitos parecia impossível, é fruto desse trabalho integrado e que começa a ganhar fôlego cada vez mais, inclusive com a participação do setor privado”, discursou a ministra Marina Silva. “Política pública bem desenhada, instituições públicas bem estruturadas, uma postura republicana de deixar os técnicos trabalhar, de dialogar com a ciência, faz a diferença. Portanto, essa redução do desmatamento do Cerrado e na Amazônia é fruto de uma nova compreensão, de que nós estamos fazendo mais do que uma política de governo. Nós estamos fazendo uma política de país”, finalizou

  • Cristiane Prizibisczki 48324h

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 1b437

Notícias
6 de março de 2024

Desmatamento no Cerrado vai chegar a 12 mil km² em 2024, caso ritmo se mantenha 5d49g

Estimativa foi apresentada pelo governo nesta quarta-feira. Estados que compõem bioma possuem 50% de autorização de desmatamento ainda não executada

Notícias
28 de novembro de 2023

Desmatamento no Cerrado cresce 3% e chega a 11 mil km² 39737

Área suprimida é equivalente a quase duas Brasílias. Números foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo INPE. Maranhão lidera ranking de estados que mais perderam Cerrado

Reportagens
11 de setembro de 2023

Estados e municípios am a boiada no Cerrado e desafiam Ibama 381k5f

Autorizações emitidas a rodo, reserva legal "móvel" e ausência de monitoramento legalizaram o que é irregular e compõem cenário de descontrole da derrubada

Mais de ((o))eco 386al

cerrado 2b451q

Notícias

Alertas de desmatamento na Amazônia aumentam 55% em abril 4p6233

Análises

Cerrado em Cores: um mergulho no fantástico mundo das flores e beija-flores 39163m

Notícias

Estudo reforça importância de proteger a Serra da Chapadinha, na Bahia 1p1g4l

Notícias

Desmatamento na Amazônia alcança menor valor da série histórica em fevereiro 1z2k1b

política ambiental 5n5325

Notícias

Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil 9106o

Análises

O PL da Devastação e a falsa promessa do progresso o1s2e

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 3k1x1u

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

ICS 6p4522

Notícias

Transição energética entra de forma discreta na terceira carta da Presidência da COP30 161u3k

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 6oy3g

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 241h5k

prodes 6oc13

Notícias

Ilegalidade atinge 75% do desmatamento registrado em Mato Grosso em 2024 362bf

Notícias

Desmatamento na Amazônia diminui 22,3% e chega a 9 mil km², aponta INPE 5t6g3w

Notícias

Pesquisadores do INPE temem paralisação de monitoramento do desmatamento 1a1k1z

Salada Verde

INPE publica taxa consolidada do PRODES 2022: Amazônia perdeu 11.594 km² 6t4i4f

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.