O papel da juventude no enfrentamento da crise climática é o foco do IV Fórum Terra 2030, que será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia 21 de maio. Com o tema “O papel da juventude no enfrentamento da crise climática: desafios e soluções colaborativas”, o Fórum busca engajar estudantes, pesquisadores e representantes de movimentos sociais em torno de práticas sustentáveis, inovação social e ações colaborativas voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o encontro será realizado no Auditório da ESPM Rio, na Glória, e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da EFA 2030 – Fiocruz.
A programação inclui painéis temáticos sobre comunicação socioambiental, economia solidária, cooperativismo e experiências territoriais de implementação da Agenda 2030, além da apresentação da Plataforma Terra 2030 – um hub de iniciativas voltadas à sustentabilidade e aos ODS. Márcio Isensee, diretor de conteúdo em ((o))eco, fará participação em um dos painéis. Gisele Moura, cientista ambiental e integrante da Rede Favela Sustentável, Hanna Tanaka, assessora de cooperativas de catadores e pesquisadora em tecnologias sociais, e Bárbara Fagundes, comunicadora popular do Armazém do Campo/MST, também estarão presentes nas palestras.
Já à tarde, o evento apresenta experiências concretas de ações territorializadas alinhadas aos ODS, com representantes da Fiocruz de diferentes regiões do país, como Liliane Teixeira, Mariana Nepomuceno, Isabel Bonna e Klena Sarges, abordando temas como saúde em comunidades tradicionais e urbanas, letramento digital e tecnologias sociais.
O Fórum também marca o início das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas (IYC 2025), reconhecido pela ONU, reforçando a importância do cooperativismo como modelo de desenvolvimento sustentável e inclusão social.
O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia pelo site.
Leia também 1b437

Por que a crise climática também é uma pauta das juventudes 2t2o5a
Um olhar para além da ideia da geração do “amanhã” →

Racismo ambiental, COP e juventudes: qual a relação? 2n2o2x
Marcele Oliveira fala sobre a importância dos jovens na pauta ambiental, esclarece formas de engajamento climático e destrincha como o racismo ambiental se projeta nos territórios →

Dia Internacional da Juventude: o que esperar para o futuro climático nas eleições municipais de 2024? 5o4b3g
Com um aumento de 78% no eleitorado jovem desde as últimas eleições municipais, esse ano o voto consciente da juventude tem poder decisivo para influenciar o futuro político e climático do Brasil →