Depois de quatro anos sem que novas unidades de conservação fossem criadas no Brasil, o país voltou a celebrar a criação e ampliação de suas áreas protegidas. O governo federal anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), a criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, na Paraíba, e a ampliação da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, no estado do Pará.
O Parque Nacional da Serra do Teixeira fica na Região Metropolitana de Patos, no Sertão paraibano, e tem 61 mil hectares, área cerca de três vezes maior do que a capital do estado, João Pessoa. Esse é o primeiro parque nacional paraibano.
Já a Reserva Extrativista Chocoaré – Mato Grosso, que já tem 2.786 hectares, foi ampliada em mais 1.800 hectares. Apesar do nome, a Resex fica no Pará, entre os municípios de Santarém Novo e São João de Pirabas.
Os decretos de criação e ampliação das unidades foram assinados durante a cerimônia de celebração do Dia do Meio Ambiente, realizada em Brasília.
“Hoje, o mundo voltou a olhar o Brasil com esperança […] Este Dia Mundial do Meio Ambiente é uma demonstração de que o Brasil está fazendo a sua parte. E que juntos vamos fazer ainda mais”, disse o presidente Lula, durante o evento.
Leia também 1b437

No Dia do Meio Ambiente, Bolsonaro destaca quem produz 5t6z4y
Na cerimônia do lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”, para revitalização do rio, presidente afirma que está preocupado com o meio ambiente, mas também está casado com a economia →

No Dia do Meio Ambiente, entidades entram na Justiça contra política ambiental de Bolsonaro 2w4i3y
Ações questionam liberação de exportação de madeira sem fiscalização prévia do Ibama e congelamento dos fundos Amazônia e Clima →

Governo não pretende criar nenhuma unidade de conservação, diz presidente do ICMBio y6g5p
Em entrevista à TV Brasil, Homero de Giorge Cerqueira confunde conceitos, erra números e demonstra que ainda não entendeu o tamanho da missão do órgão que preside →