Salada Verde

Projeto lança livro inédito dedicado aos manguezais do Sul do Brasil 41e1g

O livro Mangues do Sul do Brasil será lançado nesta sexta (8) pelo projeto Raízes da Cooperação, em evento realizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (SC)

Gabriel Tussini ·
8 de novembro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O projeto Raízes da Cooperação, que atua na conservação de manguezais da Grande Florianópolis, lança nesta sexta-feira (8) o livro Mangues do Sul do Brasil. A obra, que conta com versões digital e impressa – com tiragem de mil exemplares, que serão distribuídos em instituições públicas de ensino, de pesquisa e em bibliotecas –, será apresentada no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), em Palhoça (SC). Lá ocorrerão, na sexta e no sábado, o II Seminário de Educação Ambiental do PAEST e o III Seminário do Raízes da Cooperação.

O livro é o primeiro dedicado aos manguezais da região Sul, de acordo com o projeto – que é executado pela ONG Ação Nascente Maquiné (ANAMA). O ecólogo Dilton de Castro, coordenador da iniciativa e um dos organizadores da obra, destaca a importância da divulgação da importância ecológica e socioambiental desses ecossistemas. “Através das imagens, cartografias e textos de base científica, [o livro] busca difundir a importância desses ecossistemas, tanto pelo suas funções ecológicas como para as populações tradicionais, para a economia e culturas”.

“Perante a emergência climática, cada vez mais [os manguezais] são reconhecidos pelos serviços ecossistêmicos: de manutenção de vida, de proteção das zonas costeiras, de alta produtividade, de assimilação e dissipação de dejetos da moderna sociedade urbana-industrial. É notória a capacidade dos manguezais em capturar e fixar carbono, desempenhando papel estratégico no balanço global deste ciclo que está diretamente relacionado com as mudanças climáticas”, explica Dilton.

Além de trazer informações específicas sobre os manguezais do Sul – localizados na Baía de Paranaguá (PR), na Baía de Guaratuba (PR), na Baía de Babitonga (SC), na Grande Florianópolis (SC) e no Complexo Lagunar Imaruí-Santo Antônio (SC) –, o livro destaca também os serviços ecossistêmicos e a contribuição deles no combate às mudanças climáticas, como o estoque a fixação de carbono. Os manguezais do Sul, porém, estão ameaçados exatamente pelas mudanças climáticas – junto com os do Sudeste, eles são os mais vulneráveis do Brasil.

No último de seus quatro capítulos, o Mangues do Sul do Brasil divulga também trabalhos de conservação de manguezais realizados por projetos conservacionistas da região Sul, como o próprio Raízes da Cooperação e os projetos Olha o clima, Litoral, ProFRANCA, Meros e Rebimar. “Esta obra busca contribuir para a sensibilização social e políticas públicas sobre a urgência na conservação e restauração dessa maternidade de vida. Um ecossistema com saúde é saúde para as pessoas”, resume Dilton de Castro.

O lançamento faz parte da programação dos seminários realizados simultaneamente pelo PAEST e pelo Raízes da Conservação, na Casa Açoriana, que funciona no Centro de Visitantes do parque estadual. O evento, que ocorre nesta sexta e sábado, contará ainda com exposições de projetos socioambientais do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, da Polícia Militar Ambiental de SC e das organizações Pró-Preá, ProFRANCA, Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCAM) e Viveiro Camarinha e Devir-argila: um processo para compor com outras espécies. A programação completa está aqui.

  • Gabriel Tussini 5a4y6a

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também 1b437

Reportagens
6 de maio de 2024

Manguezais restaurados em Santa Catarina atenuam fenômenos climáticos extremos  671l53

Há 12 meses, mutirões comunitários do Projeto Raízes da Cooperação retiram espécies invasoras, replantam mangue nativo e mobilizam a sociedade na região metropolitana de Florianópolis

Salada Verde
9 de setembro de 2024

Manguezais da Baía de Sepetiba arão por ação de limpeza 252e18

Com participação de caiçaras da Ilha da Madeira, projeto LimpaOca será realizado durante o período de defeso do caranguejo-uçá no Rio de Janeiro

Notícias
27 de maio de 2024

O mundo pode perder metade dos seus manguezais até 2050 25b2s

Com ameaças como aumento do nível do mar, desmatamento e mudanças climáticas, levantamento inédito da IUCN alerta para o risco de extinção de 50% dos manguezais do mundo

Mais de ((o))eco 386al

biblioteca 535l1w

Colunas

10 Livros para Mergulhar em Conservação, parte 5: Colapso 6cd4r

Salada Verde

MP lança livro sobre efeitos do mercado de crédito de carbono em comunidades 624c4i

Biblioteca

Transição Energética: Como estamos e para onde vamos 1t5ys

Salada Verde

Jornalista lança ebook de incentivo à cultura oceânica em sala de aula 591b1w

santa catarina m3i5w

Salada Verde

APA Baleia Franca sob ataque: sociedade protesta contra tentativa de redução 1b186g

Salada Verde

Enquete mantém alta rejeição a rebaixamento da Serra do Itajaí de parque para floresta nacional 1a2x3r

Notícias

Projeto quer reduzir APA da Baleia-Franca, em Santa Catarina 69132m

Salada Verde

Alteração de limites do Parque Nacional de Itajaí vira lei 58315o

ICS 6p4522

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 3p1w31

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 241h5k

Notícias

Governo Federal embarga 544 propriedades com ilícitos ambientais em Altamira 5i2w6p

Reportagens

Orçamento para meio ambiente é 11 vezes menor que recurso destinado a emendas parlamentares 3t2yl

conservação 4u55e

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 4675f

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 91ys

Salada Verde

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática 2g53r

Reportagens

Polícia do Amazonas aperta o cerco contra a exploração de animais silvestres 1pm63

Deixe uma respostaCancelar resposta 2s56o

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.